quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O meu modelo de negócio revelado

Recentemente comprei o livro Criar Modelos de Negócio, escrito por Alexander Osterwalder & Yve Pigneur, mas criado por 470 profissionais de 45 países.
Quem já trabalha na internet há algum tempo e consegue ganhar somas consideráveis de dinheiro chega a um ponto em que tem necessidade de definir o seu modelo de negócio.
O tempo é sempre curto e as atividades de um webmaster multiplicam-se, torna-se necessário trabalhar com colaboradores, gerir uma equipa e ter um modelo de negócio bem definido.
O livro ensina a criar um esquema visual para qualquer modelo de negócio com base em 9 elementos:

Segmentos de Clientes

A empresa serve um ou mais segmentos de clientes.

Propostas de Valor

Soluções para problemas ou necessidades dos clientes.

Canais

As propostas de valor são entregues aos clientes através de canais de comunicação, distribuição e vendas.

Relações com os clientes

As relações que são estabelecidas e mantidas com cada segmento de clientes.

Fluxos de Rendimento

O resultado das propostas de valor oferecidas com sucesso aos clientes.

Recursos Chave

Os principais ativos necessários para oferecer as propostas de valor.

Atividades Chave

As principais atividades necessárias para oferecer as propostas de valor.

Parcerias Chave

Atividades colocadas no exterior e recursos obtidos fora da empresa.

Estrutura de Custos

Os custos dos elementos do modelo de negócio.

O meu modelo de negócio

O modelo que eu criei é aquele que se aplica à maioria dos webmasters, mas que faz sempre muita confusão às outras pessoas. Talvez assim compreendam o nosso negócio.
Neste modelo há dois segmentos de clientes completamente distintos. A audiência web, que recebe um produto grátis, e os anunciantes, que pagam pela publicidade.

  • Segmentos de Clientes: Audiência Web e Anunciantes
  • Propostas de Valor: Conteúdo web relevante e gratuito, Espaço publicitário na web, redes sociais e mail
  • Canais: Motores de busca, Redes Sociais, Mail, AdSense, Redes de Afiliação, Equipa Comercial
  • Relações com os clientes: Aquisição e Retenção
  • Fluxos de Rendimento: Sites gratuitos, Anúncios pagos
  • Recursos Chave: Rede de sites
  • Atividades Chave: Criar e atualizar sites, Gerar tráfego, Gerir publicidade
  • Parcerias Chave: Redes de Afiliação, Portais, Webmasters
  • Estrutura de Custos: Web design e programação, SEO, Publicidade, Alojamento, Software, Produção de conteúdo
Apesar de eu fazer alguns (poucos) trabalhos que não se enquadram no modelo de negócio descrito, esta é a minha visão para uma empresa que crie sites e os rentabilize com publicidade web.
Que alterações farias no modelo de negócio? Que outros modelos de negócio baseados na web consegues imaginar?

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