quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Google+, a próxima mina de ouro?

Em menos de um mês, o Google+ ultrapassou os 20 milhões de utilizadores, um número impressionante que o Facebook só atingiu no seu quarto ano de existência. Este crescimento deverá continuar a bater records nos próximos tempos, milhão atrás de milhão.
Não podemos esquecer que, apesar do motor de busca Google já não ser o rei absoluto das visitas na web, se adicionarmos outras propriedades da empresa como o YouTube, Gmail, Blogger etc… não há rival para o grande G.
Como não podia deixar de ser, eu já estou no Google+ e vou acompanhar de perto todos os seus desenvolvimentos.
Tal como aconteceu com o Twitter e ainda mais com o Facebook, mais cedo ou mais tarde será possível rentabilizar o tráfego que a rede social vai gerar. Agora é a hora de começar a preparar o terreno.

Google+ vs Facebook

Nesta guerra pelos números, convém recordar que o dado mais valioso do Facebook nunca foi o número de utilizadores registados. O que fez o Facebook destacar-se de todas as outras redes sociais foi o tempo que os utilizadores passam no site e a frequência com que o visitam.

700 milhões de utilizadores activos é fabuloso, mas o mais incrível é a forma como o Facebook os prende na sua rede. Grande parte destes utilizadores entra no Facebook todos os dias, muitos passam horas dentro do site, no computador ou no telemóvel.
É aqui que o Google+ ainda vai ter que provar o que vale. Levar milhões de pessoas a experimentar uma nova rede social com a marca Google é relativamente simples, fazê-los voltar todos os dias é o grande desafio.

Amigos ou seguidores?

Num perfil de Facebook temos amigos, numa página de fãs e no Twitter temos seguidores. Com os seus círculos, o Google+ consegue abranger o conceito de amigos e seguidores de uma forma única e original.
Os círculos são a função mais popular entre os early adopters do Google+ pela forma intuitiva como permitem catalogar os nossos contactos. Fica uma sensação de maior controlo e privacidade, apesar do Facebook também permitir a criação de diferentes grupos de amigos.
Quem publica conteúdo na web e quer usar o Google+ para gerar tráfego, vai querer naturalmente ter o maior número de seguidores possível. Algo comum no Twitter é seguir pessoas na esperança de que elas nos sigam de volta. Nesta fase inicial este método funciona bastante bem no Google+, porque toda a gente tem os círculos um pouco vazios e curiosidade de fazer algumas experiências.
Eu criei um círculo só para as sugestões que o Google+ me dá mas eu não conheço de lado nenhum e vou adicionando lá essas pessoas. Depois é só esperar que elas me adicionem também aos seus círculos.

Rede social de geeks?

Neste momento o Google+ atrai um público muito específico. Enquanto no Facebook eu sei que vou encontrar 99% dos meus amigos e uma boa parte dos meus familiares, no Google+ os meus círculos têm este aspecto:

Se considerar que os meus 3 amigos são também colegas de trabalho e que o familiar foi uma conta que eu próprio criei, o cenário é ainda mais desolador.
O que eu observo é que a esmagadora maioria da população do Google+ são pessoas que trabalham no mundo online ou têm um forte interesse nesta área, ou seja, são geeks. Também noto uma percentagem de homens muito superior à de mulheres.
Sou só eu que noto estas tendências? Será que o Google+ vai dar o salto para o mainstream ou vai tornar-se numa rede para o nicho tecnológico?

O botão +1

O Facebook criou o botão like e conseguiu que este passasse das páginas da rede social para milhões de sites no mundo inteiro. O Google+ quer fazer o mesmo com o seu próprio +1.
No caso do Facebook, foi o gigantesco volume de utilizadores e o tráfego gerado que levou os webmasters a adoptar o botão like de forma massiva. O Google tem outro trunfo capaz de convencer os webmasters a incluir o botão de forma instantânea – o SEO.
Todos os webmasters adoram receber tráfego do Google e procuram levar os sites a rankings mais altos no motor de busca. Embora ninguém saiba a fórmula exacta do algoritmo, o Google revela regularmente factores que são levados em consideração. O número de votos com o botão +1 é já um desses factores e pode vir a ser cada vez mais importante.
Com este argumento, nenhum webmaster se pode dar ao luxo de ignorar o +1, sob pena de ver os seus sites a cair nos SERPs. Eu já implementei o botão no Gadgets e outros sites se seguirão em breve. É inevitável.

Google+ para empresas

Neste momento só é permitido criar perfis pessoais no Google+. Não vale a pena começares já a criar perfis para os teus sites, empresas ou outras entidades, porque corres o risco de os ver apagados a qualquer momento.
No entanto, não acredito que falte muito tempo para que seja possível criar este tipo de páginas. A estratégia da Google passa por ter uma larga base de utilizadores antes de abrir as portas às páginas com fins comerciais e acho que isso faz todo o sentido.
Com a experiência que já temos no Facebook, é garantido que vai haver uma explosão de páginas no Google+ assim que os marketeers tiverem essa hipótese. Como ninguém quer uma rede social com mais SPAM do que pessoas reais, ainda vamos ter que esperar um pouco.
Enquanto não chega o momento de rentabilizar a sério o Google+, aconselho-te a ir trabalhando os teus círculos pessoais. E já agora, não te esqueças de me adicionar!
Google+, a próxima mina de ouro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário